quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Primeira parada: Jardim Botânico, manhã do dia 26 de novembro de 2008

Ildeu de Castro Moreira, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, comanda a solenidade de inauguração da primeira placa comemorativa da Expedição Caminhos de Darwin, localizada no Jardim Botânico. Ao lado dele, o presidente do Jardim Botânico, Liszt Vieira, e o tataraneto de Charles Darwin, Randal Keynes.

Acompanhou a solenidade um público atento constituído por cientistas, divulgadores da ciência, professores, artistas, estudantes etc. Jornalistas de diferentes órgãos da impressa também se fizeram presentes.


Após as palavras iniciais de boas-vindas e apresentação do projeto proferidas pelo coordenador geral da Expedição Caminhos de Darwin, Prof. Ildeu de Castro Moreira, a solenidade teve continuidade.



Randal Keynes, tataraneto de Darwin, teve a palavra e falou brilhantemente sobre a importância de seu ilustre ancestral para a ciência e sobre as impressões que lhe deixaram o Rio de Janeiro de 1832, as quais marcaram definitivamente sua vida e a carreira científica.



Em seguida, o anfitrião, Liszt Vieira, teve a oportunidade de ressaltar a relevância da passagem de Charles Darwin pelo Jardim Botânico.



O pesquisador e representante do Jardim Botânico na Expedição Caminhos de Darwin, Cyl Farney Catarino de Sá, apresentou em sua mini-palestra informações científicas e históricas relacionadas à viagem de Charles Darwin a bordo do Beagle e em especial sobre período em que o naturalista passou no território da cidade e da província do Rio de Janeiro.



Enfim, o momento esperado em que foi descerrada a placa comemorativa.



O ator Carlos Palma, do elenco da peça After Darwin, marcou presença representando mais uma vez o personagem Charles Darwin, lendo trechos do diário que descreve detalhes da viagem do naturalista a bordo do Beagle.



Marcelo Machado, de Macaé, ao lado de Ildeu e de Jurema e Fátima Brito, ambas da Casa da Ciência da UFRJ e que integraram a Comissão Organizadora da Expedição Caminhos de Darwin. Sem elas... o que seria da Expedição? Parabéns pelo excelente trabalho!



Uma equipe formada por estudantes do Ensino Médio de diferentes cidades participantes da Expedição iniciou sua árdua missão de produzir um áudio-visual sobre o percurso que iniciou nessa manhã de quarta-feira no Jardim Botânico e se concluirá apenas no sábado, em Niterói. Bom trabalho aos jovens!



Um encontro de "Darwins" diante das câmeras.



Caliandra e Juliana, ilustres representantes do corpo discente do NUPEM que estagiam no recém inaugurado Espaço Ciência NUPEM e desenvolvem atividades de educação e divulgação científica através do LabEDiC (Laboratório de Educação e Divulgação Científica).


A caravana segue para a próxima parada: Fazenda Itaocaia (Maricá).



Integrando a caravana, o ônibus de Macaé segue também sua viagem...

Um comentário:

Xandre Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.